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Imagem retirada de https://www.ecofit.com.br/aula-de-natacao-confira-os-principais-beneficios-para-saude/
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A natação é um dos esportes mais recomendados e completos que existem. Uma das grandes vantagens de fazer aula de natação é que essa é uma modalidade sem impacto, ou seja, não coloca em risco ossos e articulações e pode ser feita por praticamente todas as pessoas, desde bebês e grávidas até idosos.

Além de auxiliar na perda de calorias, a natação também ajuda a fortalecer os músculos e ampliar a capacidade respiratória, mas esses não são os únicos benefícios do esporte. Se você está pensando em fazer aula de natação, não deixe de conferir a lista de benefícios a seguir!

1. Estimula a perda de peso
A natação é excelente para auxiliar na perda de peso. “Se esse for o seu objetivo, é recomendado fazer aula de natação pelo menos duas vezes por semana e as sessões devem ser intensas”, afirma Rebeca Pugliese, professora de natação da Ecofit.

Quem está fora de forma deve começar aos poucos até criar mais resistência e poder aumentar a intensidade do exercício.

2. Aprimora o sistema respiratório
Muitas pessoas não sabem, mas os pulmões são órgãos elásticos que podem contrair e expandir. Sua contração e expansão dependem dos músculos localizados na parede torácica. A natação é um esporte que fortalece esses músculos e também dilata os brônquios, aprimorando o sistema respiratório e aumentando a oxigenação.

O esporte é altamente indicado para os asmáticos, já que sua capacidade respiratória melhora significativamente e o ambiente da piscina ainda ajuda a evitar crises.

3. Fortalece as articulações
Uma boa aula de natação ajuda a fortalecer as articulações. Isso ocorre porque a modalidade aumenta os músculos de tamanho e estes, por sua vez, protegem com mais eficácia os tendões e os ligamentos.

Além disso, como você já sabe, a natação é um esporte sem impacto. “A água é responsável por eliminar esse impacto, tornando a modalidade mais indicada para quem tem problemas nas articulações”, diz a professora. “Quem faz corrida, por exemplo, sofre muito mais impacto do que quem nada. A natação também lubrifica o interior das articulações e ajuda a aliviar dores causadas por doenças como artrose e artrite”, completa.

4. Desenvolve os músculos
Um dos poucos esportes que trabalham todos os grupos musculares é a natação. Como a água é 12 vezes mais densa do que o ar, para que o nadador se movimente debaixo d’água, deve fazer uma força maior e é aí que ocorre o trabalho de resistência, o princípio básico da tonificação e do desenvolvimento muscular.

Tórax, braços, pernas, glúteos, tronco e abdômen são igualmente fortalecidos durante uma aula de natação.

5. Reduz o risco de diabetes tipo 2
Os exercícios aeróbios como a natação são ótimos para reduzir os riscos de diabetes. Uma aula de natação intensa pode queimar até 700kcal, o que diminui o risco de contrair diabetes do tipo 2 em até 10%.

6. Melhora a saúde do coração
“Quando uma pessoa está nadando, os movimentos musculares associados ao trabalho respiratório fortalecem a musculatura do coração”, explica Rebeca Pugliese. “Consequentemente, a gordura presente no órgão é eliminada, tornando-o mais forte e vital”, conclui.

Assim, nadar diminui consideravelmente a incidência de doenças cardiovasculares, uma vez que torna o órgão mais capaz de bombear sangue pelo corpo.

7. Promove a circulação
Uma aula de natação com duração de 30 a 40 minutos, se realizada duas vezes por semana, ajuda a melhorar a circulação sanguínea devido ao trabalho dos músculos sob a pressão da água, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os órgãos e células e, assim, melhorando a saúde global.

8. Diminui o stress
Um dos grandes males da sociedade moderna é o stress. “As atividades físicas liberam endorfina, o hormônio do bem-estar, responsável por proporcionar sensações de relaxamento e felicidade”.

“Ademais, é necessário ter muita concentração a fim de conciliar os movimentos corporais e o trabalho respiratório na piscina. Nesse momento, o nadador deixa sua mente livre e pensa apenas em sua atividade”, finaliza Rebeca.

Fonte: Ecofit

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