• +55 (31) 2511-9636
  • contato@piscinar.com.br
  • Seg - Sex: 08:00 - 18:00
Imagem: halfpoint, de envatoelements
Imagem: halfpoint, de envatoelements

A natação é um dos esportes mais recomendados e completos do mundo. Uma das grandes vantagens é que como a atividade é realizada na água não há impacto, diminuindo o risco de lesão e sendo seguro para o corpo. Neste artigo, falaremos um pouco sobre os benefícios e estilos da natação, além de contar um pouco do trabalho da Appto com nadadores profissionais.

Modalidades da natação
A natação é um esporte bem antigo. Há registros de que desde a Grécia Antiga os soldados utilizavam a natação como treino, mas só no século XIX a natação teve seu devido reconhecimento. Com o passar do tempo, diversas modalidades e estilos da prática foram surgindo. Listamos algumas delas abaixo e suas aplicações:

Nado de peito
Sendo uma das modalidades mais antigas registradas, o estilo consiste no atleta nadar com o peito virado para baixo e fazer movimentos empurrando os dois braços para frente, depois abrindo-os, fazendo o mesmo com as pernas. Esse movimento é apelidado como estilo tesoura. Nas competições as distâncias percorridas são 50, 100 e 200 metros.

Nado de costas
No nado de costas o nadador precisa estar virado para cima e fazer um movimento circular com os braços, jogando-os para trás. As pernas também seguem um ritmo sincronizado, movendo-se simultaneamente. As distâncias percorridas vão de 50, 100 e 200 metros.

Nado crawl
Com o peito voltado para baixo, o nado crawl é um dos mais praticados no mundo por ser o mais veloz. O nadador faz um movimento circular e para frente com os braços, alternando o esquerdo com o direito e impulsionando com as pernas.

Este estilo não possui nenhuma prova associada no esporte, mas no estilo livre é o mais utilizado por ser o nado mais veloz. Por isso, as distâncias percorridas vão de 50 a 1500 metros.

Nado borboleta
Na modalidade mariposa, o atleta impulsiona os dois braços para frente, simulando um mergulho. Os pés precisam ficar juntos e fazer movimentos para baixo e para cima, parecido com o movimento de uma barbatana. Geralmente, as distâncias percorridas nas provas são de 50, 100 e 200 metros.

Benefícios da natação
A natação é um esporte completo, que trabalha todos os músculos do corpo quase que simultaneamente. É um dos mais recomendados pelos fisiologistas na melhora do condicionamento físico, respiratório e da saúde em geral. Separamos alguns dos benefícios principais abaixo:

Melhora a respiração
Os pulmões são órgãos elásticos que se contraem e se expandem no ato da respiração e esse movimento depende dos músculos localizados na área torácica. A natação é um esporte que fortalece esses músculos e dilata os brônquios, aprimorando o sistema respiratório.

Dito isso, o esporte é recomendado para pessoas asmáticas ou com problemas cardiorrespiratórios, já que a capacidade de respiração é aprimorada e as crises são prevenidas.

Estimula a perda de peso
Para a perda de peso, o recomendado é fazer aulas de natação ao menos duas vezes por semana e de forma intensa. Além de tudo, a natação pode ser considerada um esporte aeróbico, principalmente por demandar esforço contínuo do corpo, estimulando a perda de gordura e favorecendo o emagrecimento.

Desenvolve os músculos
Como dito anteriormente, a natação é um esporte que trabalha todos os músculos do corpo, sendo um dos poucos capazes de proporcionar tal benefício. A água é 12 vezes mais densa que o ar, exigindo de uma força maior do nadador ao se movimentar na água, trabalhando a resistência e tonificando os músculos.

Pernas, braços, tórax, glúteos, tronco e abdômen são os mais fortalecidos nas aulas de natação.

Fortalece as articulações
A natação é um esporte sem impacto, isso se dá porque a água elimina todo o impacto que seria proporcionado, tornando a atividade extremamente recomendada para quem tem problemas nas articulações. Além disso, com o desenvolvimento muscular, a proteção dos tendões e articulações se torna eficaz. O esporte também lubrifica o interior das articulações e diminui as dores de quem já tem problemas na área.

Além de todos os benefícios citados, o esporte também diminui o estresse, promove a circulação sanguínea e melhora a saúde do coração. Então não perca tempo e se jogue na piscina!

O trabalho da Appto com atletas nadadores
O trabalho de biomonitoramento esportivo da Appto tem rompido fronteiras. Atletas nacionais e internacionais estão cada vez mais buscando essa prática para aprimorar os seus treinos, e não é diferente com os nadadores profissionais. Para saber um pouco mais sobre o biomonitoramento, recomendamos esse artigo que escrevemos sobre o assunto ou essa reportagem da TV Gazeta.

Um exemplo de sucesso que podemos dar é o do nadador ucraniano Andrii Govorov, recordista mundial de 50m borboleta. O atleta que esteve no Brasil no início deste ano, foi monitorado em sua performance e todas as capacidades físicas, o que colaborou para elaboração de estratégias que resultem em uma evolução contínua, com resultados e segurança.

Dentre as informações verificadas nas análises, estão os níveis de desgaste muscular do nadador, assim como os níveis de processos inflamatórios e a hidratação, proporcionando um relatório completo, incluindo se há necessidade de alguma intervenção nutricional identificada pelos biomarcadores. Assim, é delimitado um treino mais focado e específico para as condições físicas do atleta, bem como o período ideal de descanso.

A metodologia Appto de biomonitoramento também ajuda pessoas não atletas mas que querem melhorar de vida e ter um melhor condicionamento físico!

Fonte: Appto, escrita por Angelo Borgo Neto

  • Telefone:
    +55 (31) 2511-9636

  • R. Dom João Antônio dos Santos, 230, Coração Eucarístico, Belo Horizonte, MG

Sobre

A Piscinar é uma empresa especializada no ramo de piscinas, saunas e acessórios para lazer. Especializada na construção de piscinas de vinil e fibra,está no mercado desde 1994 e já construiu centenas de piscinas em toda MG.

Whatsapp