• +55 (31) 2511-9636 / 3146-9003
  • contato@piscinar.com.br
  • Seg - Sex: 08:00 - 18:00
Imagem retirada de https://www.terra.com.br/noticias/dino/os-segredos-dos-melhores-projetos-de-piscinas-de-arquitetos-famosos,7036a7bc1387397c504f38236dc347c34j9w437v.html
Imagem retirada de https://www.terra.com.br/noticias/dino/os-segredos-dos-melhores-projetos-de-piscinas-de-arquitetos-famosos,7036a7bc1387397c504f38236dc347c34j9w437v.html

Esse parece ser o caminho da nova parceria arquiteto e cliente. É o que se entende pela entrevista do jovem arquiteto Nildo José, de 30 anos, para a revista Veja. "A geração anterior era um pouco mais ditadora, os profissionais do setor agora escutam mais o cliente". E conceitua: "minhas preocupações vão desde a área de serviço até a caminha do cachorro, e não só os locais que as visitas vão ver".

Significa que antes de projetar é preciso investir tempo em longas conversas com os moradores da casa para conhecer suas necessidades, expectativas, comodidades e sonhos individuais, para então ajustá-los ao coletivo.

Um novo olhar da arquitetura: As cinco peles de Hundertwasser
A arquiteta Amanda Neves Pinto Ferreira Pelliciari, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Padre Anchieta - UniAnchieta, de Jundiaí, também defende uma arquitetura voltada para a identidade  dos moradores, seguindo a proposta do artista-arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000), para quem no centro de cada pessoa está o seu "ser", que ao longo da vida vai se rodeando de camadas de significação que começam a determinar sua relação com o universo.

Segundo ele, a primeira camada é a pele, a segunda, a roupa, e a terceira, a casa. Neste terceiro ponto, o artista defendeu a individualidade criativa de cada pessoa por estar convencido de que cada habitação devia se inspirar na "beleza" e particularidades de seus habitantes.

A quarta camada seria o entorno social - a família, a vizinhança, a cidade e o país - e a quinta o entorno mundial, incluindo e ecologia e o restante da humanidade.

Adequar o ambiente da piscina aos seus usuários
Excetuando-se os casos em que os clientes desejam que a piscina e a área de lazer do entorno sejam espaços criados com objetivo de impressionar, mostrar que estão bem de vida, esnobar luxo, o projetista deve privilegiar mais as demandas levantadas pelo briefing (programa de necessidades) do que a estética.

Isso significa mergulhar na vida de cada um dos moradores da casa, seus gostos, suas paixões, seu modo de viver, suas necessidades de uso do local para lazer, divertimento, esporte e saúde, se convidam amigos para confraternizar, e apoiar pessoas com restrições físicas que poderiam ter melhor qualidade de vida com uma piscina de acesso facilitado, etc.

Escolher um fornecedor confiável de equipamentos
O desenho da piscina parte do melhor aproveitamento da direção do sol, prevendo até a possibilidade de Aquecedores Solares. Depois, pensar o projeto incluindo itens de segurança, como colocar dois ralos de fundo tipo anti sucção, para evitar que crianças fiquem presas pelos cabelos ou partes do corpo. Também dimensionar corretamente os dispositivos de retorno e aspiração e calcular bem as potências dos equipamentos a serem instalados. Empresas idôneas colocam seus técnicos e engenheiros à disposição para orientar sobre qualquer parte do projeto.

Deve ter sido discutido com os clientes a possibilidade da inclusão de Jatos de Hidromassagem, Cascatas, e Luminárias de Led para piscinas e jardins - com Módulos e Controladores, automáticos ou não, que dão charme, promovem saúde, embelezam e alegram o ambiente, e à noite criam espaços mágicos.

Atenção especial para Casa de Máquinas, Filtros e Bombas
Escolhido e instalado o tipo mais adequado de piscina (concreto, fibra de vidro ou vinil), chega a hora de prever a casa de máquinas, de preferência abaixo da linha de água da piscina e com altura suficiente para uma pessoa se locomover em pé dentro dela. Também situar no projeto os espaços para o Filtro e Motobomba. Os elementos filtrantes podem ser areia ou zeólita, sendo que esta última retém sólidos 8 vezes menores que a areia.

Arquitetos de sucesso não deixam de prever boa iluminação, colocar um ralo de escoamento para evitar que água empoce, estudar o posicionamento das ligações de entrada e saída de água na altura dos equipamentos, e instalar disjuntores e tomadas próximas e à média altura para ligá-los.

Proteger a saúde das pessoas e diminuir seu trabalho
Se os proprietários da casa pretendem cuidar, eles próprios, da piscina e do seu entorno, sem contratar profissional para esse serviço, é preciso ter em vista que deixar a água com qualidade e sempre pronta para um banho é uma atividade praticamente diária e que consome muito tempo.

Se os responsáveis trabalham fora e têm poucas horas disponíveis, sugerir equipamentos que possam ser programados para executar sozinhos a maior parte das atividades é um dos segredos dos arquitetos de sucesso.

Usar um timer para iniciar a filtragem e circulação da água
Todos os dias, na mesma hora, ajustado conforme a conveniência dos moradores, a água começa a ser filtrada independente da presença dos responsáveis por garantir a qualidade da água.

Sempre uma boa lembrança: a instalação de um Cata-Folhas

A área ao redor da piscina deve, sempre que possível, conter plantas de pequena altura, não tóxicas (lembrar das crianças e animais domésticos), que não soltem folhas facilmente e não atraiam animais, como pássaros, abelhas e insetos. O cata-folhas, ligado ao sistema de sucção, recolhe as folhas e outras sujidades que boiem na superfície da água e é fácil de abrir e limpar.

Uma dica importante: Gerador Automático de Cloro
Piscina clorada automaticamente e na medida certa. Esse equipamento analisa a quantidade de cloro existente e repõe na água o necessário para manter a água pura e cristalina, a partir de uma quantidade de sal colocada na piscina.

Outro preferido dos especialistas: Ozonizador
Funciona durante as operações de filtração ou recirculação. O aparelho produz Ozônio (O3), conhecido como Oxigênio Ativo, um gás inofensivo para o ser humano, mas poderoso bactericida e algicida. Elimina 99% das bactérias, fungos e outros organismos microscópicos presentes na água.

Imprescindível: teste manual de água, Kit 4 em 1
Esse é um conjunto de baixo custo e essencial para o monitoramento do sal, cloro, PH e alcalinidade da água da piscina.

Auxílio providencial: Controlador de pH ou cloro
Controla automaticamente a medição dos parâmetros e dosagem de produtos para o ajuste do pH e do cloro na água da piscina.

Sucesso: Bomba Dosadora Eletromagnética
Faz o controle de pH e cloro, bombeando produtos diretamente na tubulação de retorno da piscina para ajuste correto dos elementos químicos.

Aquecimento: Trocadores de Calor e Coletores solares
Arquitetos experientes não esquecem de propor a instalação de equipamentos que mantenham a água em uma temperatura de até 40ºC, tornando a piscina própria para banho de dia ou à noite, nas quatro estações do ano.

Linha de Bem-Estar: Spas
Um SPA é a cereja do bolo, tudo de bom para relaxar o corpo e colocar a musculatura e o cérebro livres do cansaço após um dia repleto de exaustivas atividades profissionais. Um prêmio para as pessoas bem-sucedidas.

Linha de Manutenção, detalhes importantes
Arquitetos não podem esquecer também de recomendar Peneiras, Aspiradores de fundo, Cabos telescópicos, Escovas para limpeza de bordas e Termômetros.

Fonte: Terra

  • Telefone:
    +55 (31) 2511-9636 / 3146-9003

  • R. Dom João Antônio dos Santos, 230, Coração Eucarístico, Belo Horizonte, MG

Sobre

A Piscinar é uma empresa especializada no ramo de piscinas, saunas e acessórios para lazer. Especializada na construção de piscinas de vinil e fibra,está no mercado desde 1994 e já construiu centenas de piscinas em toda MG.

Whatsapp