• +55 (31) 2511-9636 / 3146-9003
  • contato@piscinar.com.br
  • Seg - Sex: 08:00 - 18:00
Imagem retirada de https://www.terra.com.br/noticias/dino/para-que-serve-a-alcalinidade-e-o-ph-e-como-influenciam-no-tratamento-da-sua-piscina,d19e008e5de918a3c8bd8c86dd512bfeey6zg2jx.html
Imagem retirada de https://www.terra.com.br/noticias/dino/para-que-serve-a-alcalinidade-e-o-ph-e-como-influenciam-no-tratamento-da-sua-piscina,d19e008e5de918a3c8bd8c86dd512bfeey6zg2jx.html

Quem tem piscina em casa precisa saber que algumas exigências devem ser cumpridas à risca para garantir a qualidade da água e o bem-estar dos banhistas. Dentre os fatores mais importantes a considerar quando se faz o tratamento das piscinas é o índice de alcalinidade e o pH da água.

Muitas pessoas ainda confundem alcalinidade total com pH; de fato esses termos estão relacionados, mas cada um deles têm uma função diferente. Este conteúdo explicará a distinção entre eles.

O que é pH da água?
A sigla "pH" (potencial Hidrogeniônico) é a medida da concentração de íons de hidrogênio em uma solução. Ou seja, é a escala que mostra se uma determinada solução é ácida, neutra ou alcalina. A escala de pH varia de 1 a 14; a água pura, por exemplo, tem um pH neutro de 7.

A escala é logarítmica, o que significa que cada número inteiro na escala de pH é 10 vezes mais ou menos alcalino - ou mais ácido - do que o número mais próximo. Por exemplo, uma solução com pH 6 é 10 vezes mais ácida que a água pura. Uma solução de pH 5 é 10 vezes mais ácida do que a solução de pH 6; portanto, é 100 vezes mais ácida que a água pura (10x10 = 100).

O que é a alcalinidade da água?
A alcalinidade total é uma medida de todas as substâncias alcalinas dissolvidas na água. Podemos chamar de sais minerais, dentre elas, hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos, além de outros. Estas substâncias alcalinas tamponam o pH na água neutralizando os ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade total é uma medida da capacidade da água que diminui à mudança de pH.

A alcalinidade total é medida em partes por milhão (ppm) e a faixa ideal é de 80-120 ppm.
Importância do pH e da alcalinidade na química da água da piscina

O controle do pH é importante para a manutenção da qualidade da água da piscina, inclusive porque o pH determina a eficácia da ação do cloro. Isso mostra o quão primordial é ter os níveis certos de alcalinidade na água, porque isso ajuda a manter o pH regulado.

O baixo pH também pode causar danos aos revestimentos da piscina, corrosão em componentes metálicos dentro e ao redor da piscina, bem como doenças e problemas de pele, irritação nos olhos e desconforto geral para os banhistas.

Por outro lado, o índice de pH elevado na água da piscina pode provocar água turva, má eficiência do cloro e também pode causar irritação na pele e nos olhos. Por isso, vale manter o pH entre 7,0-7,4 para evitar esses problemas.

Como equilibrar o pH e a alcalinidade da sua piscina:
O uso de produtos específicos para o tratamento da água da piscina é a forma ideal de garantir um banho de piscina livre de germes e outros inconvenientes. O tratamento começa com a avaliação da água, empregando-se a aplicação da hth® Fita Teste, de acordo com as orientações do fabricante.

Com a fita teste é possível avaliar os índices de pH e alcalinidade total, de forma que a água possa ser tratada para impedir a disseminação de germes que deixam os olhos vermelhos, pele e cabelos ressecados e desenvolvem outras doenças de pele.

Fonte: Terra

  • Telefone:
    +55 (31) 2511-9636 / 3146-9003

  • R. Dom João Antônio dos Santos, 230, Coração Eucarístico, Belo Horizonte, MG

Sobre

A Piscinar é uma empresa especializada no ramo de piscinas, saunas e acessórios para lazer. Especializada na construção de piscinas de vinil e fibra,está no mercado desde 1994 e já construiu centenas de piscinas em toda MG.

Whatsapp